domingo, 15 de julho de 2012

Animais também precisam de cuidados odontológicos

Os primeiros sinais de que o animal está com problemas bucais são o mau hálito, sangramento na gengiva ou a ausência de um dente

Os seres humanos necessitam de cuidados odontológicos e os animais não são diferentes. Eles também tem doenças orais e precisam de atenção. Os restos de alimentos e bactérias também se acumulam na superfície dentária dos pets e podem formar a placa bacteriana e o tártaro. Estes problemas bucais atingem cerca de 85% dos cães e gatos e se não forem devidamente tratados podem afetar órgãos como os rins e o fígado.  
A veterinária e especialista em odontologia animal, Milena Mainardi, atende em uma clínica direcionada aos cuidados orais de diversos animais como cães, gatos, coelhos, passarinhos e hamsters. “Os primeiros sinais de que o animal está com problemas bucais são o mau hálito, sangramento na gengiva ou a ausência de um dente. É importante que o dono esteja sempre observando a boca de seu animal e que de preferência o acostume desde filhote”, explica a veterinária.

Milena Mainardi comenta que a maior procura na clínica é para extração de dente de leite e remoção do tártaro. A veterinária explica que a doença mais comum nos animais adultos é a periodontal, uma somatória de diversos problemas bucais, quando a placa bacteriana já se instalou nos dentes. Essa é a doença responsável pela inflamação de gengiva e destruição dos tecidos que sustentam os dentes. A veterinária salienta que, muitas vezes, o acúmulo bacteriano é tão grande que quando é realizada a limpeza, o dente cai junto. Geralmente isto acontece porque estava sendo sustentado apenas pelo excesso de sujeira.

É muito importante que o dono escove os dentes de seu animal uma vez ao dia com escova e pasta de dentes adequadas. Além de fazer a visita ao dentista regularmente, pelo menos uma vez ao ano, pois a prevenção ainda é a melhor solução. Se o animal já estiver com um acumulo de tártaro deve ir a um profissional para fazer uma raspagem e só depois iniciar a escovação.

A veterinária também dá dicas de cuidados para quem tem um animalzinho. Ela afirma que ração seca é a melhor, pois auxilia no controle da placa bacteriana. Milena Mainardi também encoraja os donos a ensinar e estimular seus animais a brincarem com mordedores e brinquedos para higiene bucal. Além disso, é interessante oferecer tiras de couro diariamente para o cãozinho.

O “mercado pet” é um dos que mais vem crescendo hoje em dia e a saúde bucal tem sido muito divulgada. “Hoje muita gente procura a clínica. Uma vez que o cliente conhece o procedimento, sempre retorna. Ultimamente o ser humano fica mais tempo sozinho e mais perto de seu animal que, muitas vezes, ‘substitui um filho’, o que faz com que o mascote precise de mais cuidados, já que está tão próximo”, salienta a veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário